Um cladograma (imagem acima) é um diagrama que representa as relações filogenéticas entre clados, que é a denominação que recebem os táxons monofiléticos, ou seja, grupos que incluem todos os descendentes de um único ancestral.
Outro conceito bastante usado é o de grupo-irmão, que corresponde ao grupo monofilético mais próximo de um determinado táxon, levando em consideração o aspecto filogenético. Em uma serie de mudanças, um carácter vai sendo progressivamente modificado, passando de uma condição primitiva para uma derivada. A plesiomorfia é um estado primitivo de um carácter, em uma serie de transformação; a apomorfia é o estado derivado desse carácter. Quando uma plesiomorfia é compartilhada por um conjunto de especies temos uma simplesiomorfia; o mesmo ocorre com a apomorfia, sendo denominada como sinapomorfia. Um táxon monofilético deve, obrigatoriamente possuir uma sinapomorfia.
Na imagem acima vemos, que o homem e os chimpanzé formão um grupo-irmão, ambos formam um clado, uma vez que estes são todos os descendentes de um único ancestral comum, evidenciado pela junção das retas que saem de U (ancestral comum).
Porque a imagem abaixo esta errada?
Rascunho da arvore da vida feito por Darwin, antes da publicaçao de a origem das especies
A arvore da vida parte da ideia de que a biodiversidade como nos à conhecemos, iniciou-se em uma origem só; cada galho representa uma linhagem evolutiva, a extremidade de cada galho é onde localiza-se as especies atuais, as linhagem próximas são representados por galhos próximos, o no em comum em galhos próximos representam o momento em que viveu o ancestral em comum. A data do primeiro aparecimento da vida na terra permanece discutível; a evidencia mais antiga consiste em traços de fosseis de 3,8 bilhões de anos atrás. Atualmente a arvore da vida é dividida em três domínios: Eubactéria, Bactéria e Eucarya.
Nenhum comentário:
Postar um comentário