terça-feira, 22 de setembro de 2015

Cladograma


  Um cladograma (imagem acima) é um diagrama que representa as relações filogenéticas entre clados, que é a denominação que recebem os táxons monofiléticos, ou seja, grupos que incluem todos os descendentes de um único ancestral.

  Outro conceito bastante usado é o de grupo-irmão, que corresponde ao grupo monofilético mais próximo de um determinado táxon, levando em consideração o aspecto filogenético. Em uma serie de mudanças, um carácter vai sendo progressivamente modificado, passando de uma condição primitiva para uma derivada. A plesiomorfia é um estado primitivo de um carácter, em uma serie de transformação; a apomorfia é o estado derivado desse carácter. Quando uma plesiomorfia é compartilhada por um conjunto de especies temos uma simplesiomorfia; o mesmo ocorre com a apomorfia, sendo denominada como sinapomorfia. Um táxon monofilético deve, obrigatoriamente possuir uma sinapomorfia.

  Na imagem acima vemos, que o homem e os chimpanzé formão um grupo-irmão, ambos formam um clado, uma vez que estes são todos os descendentes de um único ancestral comum, evidenciado pela junção das retas que saem de U (ancestral comum).



Porque a imagem abaixo esta errada?


          Um fato é que nenhuma especie atual descende de outra especie atual; a pergunta "como o homem pode descender do macaco se ainda existe macaco?" sempre foi o ponto de partida de algumas pessoas que não acreditam na evolução, justamente pelo homem não descender de um chimpanzé, mas sim, de um ancestral em comum.


  Rascunho da arvore da vida feito por Darwin, antes da publicaçao de a origem das especies

                                                      Arvore da vide de Haeckel (1866)
  A arvore da vida parte da ideia de que a biodiversidade como nos à conhecemos, iniciou-se em uma origem só; cada galho representa uma linhagem evolutiva, a extremidade de cada galho é onde localiza-se as especies atuais, as linhagem próximas são representados por galhos próximos, o no em comum em galhos próximos representam o momento em que viveu o ancestral em comum. A data do primeiro aparecimento da vida na terra permanece discutível; a evidencia mais antiga consiste em traços de fosseis de 3,8 bilhões de anos atrás. Atualmente a arvore da vida é dividida em três domínios: Eubactéria, Bactéria e Eucarya.


Nenhum comentário:

Postar um comentário